quinta-feira, 14 de julho de 2011

Primo de Che Guevara joga rúgbi e fica dividido entre Brasil e Argentina

Nascido em Rosário-ARG, mas criado em Caxias do Sul-RS desde os três anos, Santiago Nieto descobriu em 2006 que é parente do revolucionário


Santiago, primo Che Guevara Rugbi (Foto: Raphael Andriolo / Globoesporte.com) Ernesto Che Guevara é conhecido mundialmente como um dos maiores revolucionários da história. O que nem todo mundo sabe é que ele, um dos líderes da revolução socialista cubana na década de 50, era amante dos esportes. Além de ser médico, jornalista e escritor, Che era louco pelo rúgbi, um esporte ainda pouco praticado no Brasil, mas muito forte na Argentina. E foi em Rosário, na província de Santa Fé, que nasceu o guerrilheiro e também o personagem da nossa matéria: Santiago Daniel Nieto.
Aos 30 anos, Santiago descobriu apenas aos 25 que era primo de terceiro grau do combatente. Aos três anos, ele deixou a Argentina com a família para morar no Rio Grande do Sul e aprendeu com o pai a amar o rúgbi. Se Che Guevara jogou em um dos times mais tradicionais da Argentina, o San Isidro Club (SIC), Santiago veste a camisa do Serra Rugby, de Caxias do Sul, e enfrenta dificuldades para treinar com o time que disputa a principal liga do estado.
- No Brasil, tem que ser guerreiro para jogar rúgbi. Todos são idealistas pelo esporte que gostam. Aqui, juntamos amigos e conseguimos um campo emprestado. Na Argentina, a realidade é outra, com vários campos para jogar - disse Santiago.


Santiago, primo Che Guevara Rugbi (Foto: Raphael Andriolo / Globoesporte.com) O sonho se Santiago quando se trata do rúgbi pode soar um tanto estranho para dois países com tanta rivalidade. Mas como argentino criado no Brasil, ele espera ver suas duas pátrias brilhando no esporte.
- Meu sonho é ver o Brasil participando de uma Copa do Mundo de rúgbi, e a Argentina sendo campeã - revela Santiago, antes de entrar em campo para mais um treino do Serra Rugby. Todos os jogadores do time ajudam a montar a estrutura para que o treino comece.
A descoberta do parentesco ocorreu quando a irmã de Santiago foi a Córdoba, na Argentina, e visitou o museu em homenagem a Che Guevara. Ela reconheceu o nome de Carmem Dias Lynch na árvore genealógica e viu que a avó era prima-irmã do revolucionário. O amigo de Santiago Aldo Tamagusuku entrou na história e ajudou o companheiro de time a conhecer um pouco mais da história esportiva do parente ilustre.
- Che foi apaixonado pelo esporte. Futebol, rúgbi, esgrima, natação... Ele era muito bom no rúgbi, mas o pai dele não gostava que praticasse porque era asmático. Mesmo assim, Che não desistiu e falou uma frase que é muito conhecida entre os jogadores de rúgbi: 'mesmo que eu me arrebente, vou continuar jogando porque gosto do rúgbi'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário